Pais, professores, irmãos, amigos, namorados... nos mais diversos relacionamentos o sentimento de amor se traduz em desejar o bem do outro. Em ficar feliz com o sucesso do outro! Em torcer para que o outro se dêm na vida. Bom, pelo menos deveria ser assim. Nem sempre ocorre dessa forma. E na maioria das vezes acontece diferente sem que a pessoa tenha consciência disso.
Muitos atiram farpas verbais às pessoas que mais amam, mesmo sem se sentir. Muitas vezes os ataques acontecem de forma bem sutil, através de um tom de voz áspero, de insinuações, ou mesmo de palavras erradas que saem na hora errada.
Embora sejam apenas palavras, essas pequenas farpas, intencionais ou não, deixam grandes marcas. Cicatrizes difíceis de sarar... cicatrizes que podem ficar por toda a vida.
Às vezes usamos desculpas para justificar nossas atitudes àsperas, grosseiras, duras...
"Falei apenas a verdade!"
Se você reconhece que está machucando as pessoas com suas palavras... reflita na segunda parte do versículo:
"Mas a língua do sábio traz a cura!"
Seja sábio!
Existem inúmeras maneiras erradas de se fazer críticas, mas segundo o sábio salomão, somente uma certa. As maneiras erradas resultam em feridas profundas enquanto a certa além de inofensiva pode se tornar construtiva!
Ainda em Provérbios, Salomão escreve:
"As palavras suaves são como favos de mel, doces ao paladar e força para os ossos." Pv.16.24
"A angústia do coração deprime, uma boa palavra reanima." Pv.12.25
Elogios, palavras afetuosas, incentivo e compreensão são capazes de penetrar ne mente de uma pessoa e curar a alma!
Todos temos capacidade de ofertar palavras de amor, gentileza, incentivo e sabedoria. Lembro do profeta gentileza que escria nas paredes do Rio de Janeiro... GENTILEZA GERA GENTILEZA!
Se alguém está alterado, devemos respirar fundo e falar com calma, com gentileza, tentando controlar a situação.
No começo é difícil. Nossa natureza humana nos induz a reagir conforme somos tratados, é a tal da ação, reação. Mas é possível agir diferente. Você verá que os resultados serão bem melhores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário