Em busca do peso ideal

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O PODER DA RAIVA

A ira é cruel e a raiva, impetuosa. - Provérbios 27:4

Atualmente estou lendo a respeito de Salomão. E a cada dia me impressiona mais com tamanha sabedoria que encontramos em Provérbios... 
Imagino que não conseguimos extraír nem sequer um terço da sabedoria contida nos livros escritos por Salomão. As vezes são coisas tão simples que estão escritas alí e que se seguissemos evitariamos muitos problemas, no entanto, preferimos não ouvir os conselhos do Sábio...
Imagino que isso se dá por não pararmos para refletir o que Salomão gostaria de dizer com aqueles ensinamentos. Através da leitura que tenho feito foi possível extraír ensinamentos valiosos... Gostaria de compartilhar aqui! Veja o que aprendi a respeito da raiva:
Salomão compara o poder da raiva com uma tempestade. Você já viu uma tempestade? É incrível como a união de vários pingos, com ajuda da força do vento podem causar danos terríveis... destrição... mortes... A raiva é assim. Começa com pequenos pingos... chuva fina... mas ganham força com os ventos, algumas circunstância da vida e se tranformam em grandes tempestades destruindo relacionamentos, pessoas, sentimentos, vidas.
A raiva gera conflitos...
A raiva afastar as pessoas que mais amamos...
A raiva diminui a auto-estima...
É preciso aprender a controlar nosso temperamento para superarmos os conflitos e discóridas.
A raiva não é uma emoção primária, segundo Gary Smalley, a raiva é uma emoção secundária, causada por mágoas mal resolvidas, frustações, medos, ou uma combinação destas coisas. 
Desde que nascemos, criamos expectativas em relação às pessoas que nos cercam... Esperamos que as pessoas façam coisas que nos tornarão felizes e realizados, que mostrem que nos valorizam e admiram. Quando isso não acontece, vem a mágoa, frustação, medo...
Ele compara a uma taça cheia de vinho. Cada mágoa que vamos guardando é um pouco de vinho que vai enchendo nossa taça. Cada frustação, medo... e vai enchendo, enchendo... até que um simples desentendimento transborda a taça de vinho e explodimos com quem estiver perto.
Precisamos esvaziar nossa taça completamente.
Não é fácil. Mas precisamos exercitar isso até que um dia, nossa taça esteja realmente vazia.
Raiva, rancor, mágoa... mais fazem mal paara nós mesmos do que para aquele que causou esse sentimento em nós.
 Se você não consegue esvaziar sua taça de sentimentos negativos... peça ao Senhor! Ele é infinitamente misericordioso e conhece a natureza humana pois se fez humano também... Ele pode nos ajudar a mudar aquilo que nos faz mal. Mas é preciso primeiro reconhecer que sem Ele, nada podemos fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário